É a solução mais conhecida como maquininha de cartão portátil, aquela que o garçom leva até a mesa junto à conta. O equipamento é fornecido pelas redes adquirentes ou agências bancárias. Por causa da sua praticidade, quase todos os varejistas acabam adotando o POS em seu comércio. Pega o cartão do cliente, põe na máquina, digita o valor, senha, confirma, imprime o cupom e pronto! O valor está pago.
características do POS
A principal diferença é que cada máquina funciona apenas com uma rede de adquirência (por exemplo, Rede, Cielo, Stone, Getnet), ou seja, o estabelecimento só aceita cartões operados por sua fornecedora.
A própria máquina imprime o recibo, e quando há algum problema ou defeito, o adquirente precisa ser acionado para consertar ou substituir o produto.
Como funciona?
Basta ligar a maquininha e começar a receber pagamentos. É uma solução rápida e descomplicada, como toda venda deve ser!
POS – Point of Sale (Ponto de Venda)
Embora essa seja a opção mais comum, é necessário tomar alguns precauções no controle dos seus POS para que não haja nenhuma surpresa na sua gestão financeira, como por exemplo:
- Em alguns Estados o TEF é obrigatório para alguns tipos de estabelecimentos. Recomendamos sempre olhar a legislação vigente do seu Estado.
- Conferência das taxas cobradas pelas adquirentes – Elas estão sendo cobradas corretamente?
- Conferência das vendas realizadas em cada POS, de acordo com o tipo de transação (crédito ou débito) para que você possa fazer a sua previsão do fluxo de recebimentos.
Características do POS
A principal diferença é que cada máquina funciona apenas com uma rede de adquirência (por exemplo, Rede, Cielo, Stone, Getnet), ou seja, o estabelecimento só aceita cartões operados por sua fornecedora.
A comunicação dos dados é realizada por linha discada ou por rede de celular (POS GPRS), e o POS não depende de nenhuma outra infraestrutura para funcionar.
A própria máquina imprime o recibo, e quando há algum problema ou defeito, o adquirente precisa ser acionado para consertar ou substituir o produto.
Vantagens do POS
O POS tem preço atrativo, caso o estabelecimento consiga trabalhar apenas com uma maquininha.
É fácil de usar, já que o sistema é bastante intuitivo, e a mobilidade é um grande diferencial, que permite ser enviada até a casa do cliente, para quem trabalha com delivery.
Você não precisa de uma automação comercial integrada (Sistema ERP + Pinpad + TEF + Internet) para realizar a transação.
Desvantagens do POS
O POS é mono-adquirente, ou seja, só funciona conectado a uma única rede adquirente. Não captura diversas bandeiras regionais, o que obriga o varejista a contratar um POS específico para cada rede.
Isso dificulta a conferência das vendas, pois requer que o varejista guarde os recibos comprovantes das transações para somá-los ao final do dia. Isso pode ser um grande problema caso o volume de vendas no cartão seja muito alto.
Por último, por não ser integrado com o sistema de automação, também dificulta a conciliação de vendas, que é a comparação dos valores registrados em caixa com aqueles processados pelo adquirente.
Dessa forma, o controle financeiro no POS é muito mais trabalhoso: Você pode fazer manualmente, em planilhas de Excel para controle de recebimentos no cartão ou utilizar um sistema terceiro de conciliação de cartão de crédito e débito para ajudar na integração e controle de todas as suas adquirentes.
Maquininha BIN
A Indexa Tecnologia é Franquia BIN, uma das melhores máquinas de cartão do mercado. Com ótimas taxas, velocidade na aprovação e muita disponibilidade do serviço tornam ela uma ótima opção para pequenas e médias empresas que precisam agilizar sua venda .