Por que o backup das informações é indispensável para as empresas?

Saiba a necessidade de ter esse serviço na sua empresa

Documentos, relatórios, contratos, projetos… O dia a dia de uma empresa é cheio de informações importantes que precisam ser armazenadas de forma segura e estar disponíveis sempre que necessário. Afinal, imagine como seria desastroso se você precisasse de algum dado importante para um projeto, mas não conseguisse acessá-lo, ou tudo fosse perdido após o sistema apresentar algum problema! Melhor nem pensar, concorda? Por isso, o backup das informações é indispensável para todos os negócios, incluindo, é claro, as pequenas empresas, para proteger todos os processos de qualquer imprevisto que possa acontecer e acabar com a possibilidade de perda total dos seus arquivos.

Para você entender melhor, ele corresponde a cópias de segurança de um negócio e pode ser armazenado em rede local ou na nuvem. Assim, informações sobre clientes, vendas, mercado, produtos, serviços, funcionários e finanças, por exemplo, podem ser totalmente recuperadas caso as originais sejam perdidas. E isso é importante para todos os tipos de negócio, independentemente do segmento ou porte. Tanto pequenas empresas quanto grandes multinacionais precisam ter essa segurança, pois é ela que vai garantir a continuidade dos processos internos, evitando prejuízo.

Na verdade, manter cópias de documentos importantes não é algo tão novo assim e pode ser realizado de duas formas:

  • Backup físico: neste caso, as informações são armazenadas nos servidores locais (internos ou alugados) da empresa. No caso de pequenos negócios, é bastante comum que os empreendedores salvem cópias de segurança em dispositivos, como CDs, pen drives e HDs externos. Nesses casos, o processo é feito manualmente.
  • Backup na nuvem: utiliza a tecnologia de cloud computing, de modo que o backup é feito remotamente e fica arquivado em servidores externos. Isso proporciona maior segurança, pois o acesso pode ser feito rapidamente a qualquer hora e em qualquer local que tenha acesso à internet. Com essa opção fica mais fácil e ágil fazer cópias de segurança.

Ao contrário do que muitos empreendedores podem pensar, a solução na nuvem também é indicada para pequenas empresas e não exige um investimento tão alto (algumas são gratuitas!). Na verdade, é uma forma mais segura de se fazer backup, e é por isso que vamos falar mais sobre ela nos próximos tópicos. Confira!

Backup na nuvem: mais segurança e agilidade

Foi-se o tempo em que guardar as cópias de segurança apenas dentro da própria empresa ou em um servidor alugado fora dela era a melhor alternativa. Isso porque o backup online provou ser uma opção bem mais vantajosa para as empresas. Além de funcionários e gestores não precisarem parar o trabalho para que as cópias sejam feitas — todo o processo ocorre de forma remota pela internet —, o acesso ao backup é ágil e integral, normalmente feito apenas por meio de um usuário e senha. E se a principal função dele é segurança, com a solução em nuvem essa característica ganha ainda mais destaque.

Veja bem: servidores físicos, sejam eles próprios da empresa, sejam alugados, são bastante suscetíveis a problemas e imprevistos. O que inclui tanto uma súbita queda de energia, que atrasa a recuperação dos dados — muitas vezes em um momento crucial —, quanto a possibilidade de enchentes e incêndios que podem acontecer no local, danificando os equipamentos. Enquanto isso, o backup na nuvem é enviado para um servidor externo que, na maioria das vezes, salva cópias em vários locais, garantindo que as informações fiquem bem guardadas e prontas para serem utilizadas quando for necessário.

Compartilhe

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram

Outras Postagens

Siga-nos no Facebook